sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A ILUMINAÇÃO


A iluminação é o fruto da autopesquisa. O silenciar dos desejos é o fruto da iluminação. A paz é o fruto da auto-realização espiritual ainda em vida. Esse, em verdade, é o fruto do silenciar dos desejos.
Enquanto o último fruto não for atingido, o interior não fortificou, pois a libertação é o supremo contentamento e a incomparável alegria do eu universal.
O ser não perturbado pelos prazeres do mundo manifestado é fruto reconhecido da sabedoria, pois, depois que se obteve o discernimento, não mais praticará o homem as reprováveis ações do tempo em que estava envolto na grande ilusão do mundo.
Estar liberto do irreal é o fruto da sabedoria, como o fruto da ignorância é ser presa do irreal. Se não for esta a distinção entre o sábio e o ignorante, como não reconhecimento da miragem, qual será então a recompensa do sábio?
Quando for destruído o laço que prende o coração à ignorância sem se deixar vestígios, a presença dos objetos não mais constituirá obstáculo para aquele que é sem desejo. Quando nenhuma imagem dinâmica surge em presença dos objetos de desejo, existe, então, a perfeita libertação.
Quando não brota mais o sentimento do eu pessoal, então, existe a perfeita iluminação. Quando o eu pessoal é dissolvido no Ser Eterno, existe, então, o perfeito silêncio.
Rico e merecedor das honras é aquele que, permanecendo eternamente na natureza do Eterno, está liberto em seu espírito da tirania dos objetos exteriores, pois ele é como uma criança adormecida que não dá atenção aos brinquedos que atraem as demais crianças.
Aquele que vê este mundo como um mundo de sonhos é aquele que colhe o fruto do Divino Ser.
O sábio permanece firme na sabedoria e sente a plenitude do Ser Universal, porque seu eu pessoal dissolveu-se no Eterno, sendo ele mesmo imutável e elevado acima da ação. Essa condição é chamada de sabedoria espiritual. É toda a consciência, sem sentimento de separatividade, profundamente mergulhada na unidade do Eterno e do eu universal.


Fonte: Planeta Especial
           Sri Maha Krishna Swami
   

Nenhum comentário: